Revestimento inspirado nas estações de metrô, o Metro White, ganha cada vez mais espaço na decoração.
A princípio, vamos resumir brevemente sobre o que é esse tipo de revestimento, mais conhecido por Metro White e para que ele serve.
Inicialmente, estamos nos referindo a uma camada externa que serve para cobrir a alvenaria (pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa que oferecem resistência, vedam espaços e fornecem proteção acústica e térmica para a edificação).
Assim, o intuito de escolher esse revestimento é estético e para proteger o imóvel contra intempéries e demais agentes.
Qual a origem do Metro White?
Falando em Metro White, este é um tipo de revestimento que vem cada dia mais ganhando destaque no design de interiores. Com o formato de um tijolinho branco, também chamado de subway tiles ou azulejos de metrô, em português, o nome Metro White foi inspirado nos revestimentos dos metrôs das principais metrópoles mundiais como Paris, Nova York e Londres.
Em projetos para o design de interiores, o uso desse revestimento é indicado em cozinhas e banheiros. Como esse material é resistente à umidade, o revestimento ganha pontos em praticidade.
Metro White na cozinha
Você pode optar por decorar a cozinha com este revestimento apenas na bancada onde fica a pia e o armário aéreo ou ainda por todo o ambiente caso seja do seu gosto. Caso a sua intenção seja ampliar visualmente a sua cozinha compacta, indicamos investir no Metro White branco.
Se você não tem medo de arriscar, invista em opções coloridas. Também, utilize o Metro White marmorizado que deixará sua cozinha com um toque a mais de sofisticação.
Metro White no banheiro
Em banheiros com Metro White, é bem comum que o revestimento seja aplicado em toda área do box. Além disso, você pode instalar o revestimento em outros espaços do ambiente, como na parede do vaso sanitário ou acima da pia. Uma dica bem interessante para tornar o ambiente acolhedor, é combinar o revestimento branco com móveis de madeira.
Uma opção: adicionar mais cores
Outra vantagem do Metro White é que ele, quando usado na cor branca, torna-se uma opção neutra que harmoniza facilmente com diferentes tipos de móveis, cores e até mesmo outros tipos de revestimentos presentes em seu ambiente. Apesar do branco ser o mais conhecido, também é possível encontrar versões coloridas, na cor cinza ou marmorizado.
Como escolher o tipo de rejunte ideal para o seu projeto
Podemos usar dois tipos de rejuntes para o revestimento Metro White, o claro e o escuro. Nesse caso, a escolha por cada um deles depende. Se você deseja uma parede com um visual mais discreto, ou se você deseja que o revestimento ganhe mais evidência no ambiente.
Rejunte claro
O rejunte claro, ou seja, na cor branca, proporciona um ambiente mais discreto, sem exageros. Costuma-se utilizá-los em espaços pequenos, pois ajuda a despertar a sensação de um ambiente maior.
No entanto, também é ótimo para um espaço mais elegante quando decorado com o tipo marmorizado ou mesmo para quem deseja uma decoração mais minimalista.
Rejunte escuro
O Metro White com rejunte escuro é ideal para quem deseja trazer destaque ao revestimento e é muito comum na decoração industrial ou mesmo em espaço com um estilo mais retrô.
Para esse estilo, combine o rejunte escuro com móveis de cores neutras (branco, preto, marrom, cinza e tons de creme) para que o revestimento ganhe destaque na decoração.
5 inspirações de uso do Metro White no ambiente.
Quanto às formas de instalação, são diversas, podendo ser: na vertical, horizontal , no estilo “Chevron” ou “Zig Zag”. Confira a seguir, na prática, como ficaria cada um desses formatos:
- Horizontal: essa é a maneira mais comum de se usar a parede com metro white, bem similar a instalação do clássico tijolinho visto nas estações de Metrô, e que você já viu bastante aqui neste post.
2. Chevron: um revestimento aplicado em formato de uma escama de peixe, fazendo um desenho de zig zag na parede.
3. Dama: o tipo de instalação que carrega esse nome devido a um jogo de dama. Nesse caso, coloca-se o azulejo de dois em dois até formar um quadrado.
4. Vertical: enquanto o modelo tradicional mantém os azulejos na horizontal, uma segunda opção seria deixá-los em pé, na vertical.
5. Colorido: ladrilhos coloridos podem levar o seu espaço de uma zona neutra simples e impessoal para um espaço elegante junto a um toque a mais de ousadia. Os tons verdes possuem qualidades calmantes, relaxantes e revitalizantes. Já o azul, quando usado como backsplash, serve para oferecer destaque em uma suíte branca.
_______________________________________________________________________________________________________
No geral, devido à fácil manutenção, o Metro White torna-se uma ótima escolha para diferentes ambientes com uma proposta conceitual. Como é versátil, os azulejos de metrô tem uma vantagem estratégica para o comprador que busca o equilíbrio entre estilo e durabilidade.
Veem Ambientes
A Veem Ambientes realiza projetos personalizados para o seu ambiente, do jeito que você imaginou. Fabricamos móveis de madeira de qualidade, sob medida e utilizamos máquinas italianas, que são reconhecidas mundialmente pela excelência no design e bom acabamento das peças.
Como contratar os nossos serviços.
Nosso atendimento comporta todo o Vale do São Francisco, em Petrolina. Para obter mais informações e solicitar um orçamento gratuito, entre em contato com um dos nossos consultores, clicando no botão do whatsapp ao lado.
Horários de Atendimento.
Nosso atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00 e, se preferir, você também pode nos visitar. Estamos localizados no Distrito Industrial, Avenida Mario Rodrigues Coelho, 400 – Vale do São Francisco, em Petrolina.