Se o empreendedor é alguém que enxerga um problema, uma dor da população e busca saná-la através do seu negócio, criando diferenciais para atrair mais clientes, podemos afirmar que os maiores negócios e os grandes empreendedores são aqueles que conseguem fazer isso para o maior número de pessoas – e esse é o grande objetivo do jogo.
Definindo objetivos para atrair mais clientes
Por mais que a meta seja faturar como eles, é preciso tranquilidade para focar no que você é hoje. Assim, você pode usar estrategicamente todos os seus recursos, realçar suas vantagens e mitigar as desvantagens.
Para as grandes empresas, a metrificação dos resultados e padronização dos processos são os elementos-chave para atrair mais clientes, ao passo que mantê-los é o principal desafio.
Com o objetivo de conseguir esse máximo de controle e previsibilidade nas suas grandes operações, elementos como personalização e flexibilidade devem ser sacrificados.
Afinal, não é possível comandar um navio da mesma maneira que um pequeno veleiro, certo?
Nesse mesmo sentido, não é possível que pequenos e médios empresários queiram usar exatamente as mesmas premissas dos gigantes dos seus segmentos para conduzir os seus negócios e atrair mais clientes.
Mantenha-se atento às oportunidades
Voltando à analogia anterior, sabemos que um navio é muito difícil de manobrar para se livrar dos obstáculos que venham a surgir no seu caminho, o que faz com que, na maioria das vezes, a única opção seja encarar as grandes tempestades de frente e tentar reduzir os danos.
Entretanto, por mais vulnerável que possa parecer um pequeno veleiro perante a grandiosidade de um navio, caso o seu navegador esteja atendo às condições do mar, ele poderá desviar das tormentas rapidamente, recalcular a rota ou até buscar um novo porto seguro para chamar de seu.
Dessa mesma forma o pequeno empresário deve se comportar em relação ao seu negócio: mantendo-se sempre atento às oportunidades, para assim traçar novos objetos no intuito de atrair mais clientes.
Você pode se informar através de artigos como este, buscar uma rede de contatos com outros empresários do seu ou até de outros ramos para trocar informações e experiências, contratar consultorias e tantas outras opções que também são bastante válidas.
Mas, acredite, não existe nada que poderá dar um caminho mais assertivo para o sucesso da sua empresa que os seus próprios clientes.
“Escute” o seu cliente
A esmagadora maioria dos pequenos e médios empresários, se tanto, conversam com os seus clientes vez ou outra como uma forma de cortesia. Assim buscando demonstrar atenção, mas não utilizam esse contato próximo como ferramenta de pesquisa, muito menos de maneira estratégica ou com a mínima frequência necessária.
Não entendem a simples premissa de que negócios são o mecanismo pelo qual empreendedores buscam encontrar problemas e propor soluções para atrair mais clientes.
Então, se você já tem um negócio e busca encontrar uma forma de se diferenciar no mercado, aproveitando o “jogo de cintura” que o seu porte permite, quem melhor para te dizer o que fazer se não quem você propôs a atender?
Você sabe se o seu cliente encontra tudo o que busca no seu negócio, ou precisa ir para outros lugares antes ou depois?
Será que você não poderia expandir as soluções que você tem para ele e fornecer isso que ele procura?
Analisando os caminhos a seguir para atrair mais clientes
Imagine uma situação onde exista um mercadinho ou mercearia próximo a algumas academias. Naturalmente pode-se imaginar que existe um público transitando nos arredores desse estabelecimento composto por pessoas que se preocupam com a alimentação.
É possível – e necessário – assim analisar faixas etárias, estilo de vida, hábitos e muitas outras informações cruciais dessas pessoas.
Então, como o empresário proprietário desse estabelecimento poderia responder a essa realidade? Teríamos três cenários possíveis:
Caso seja um empresário desatento, ele não vai aproveitar as oportunidades que o ambiente em que está inserido oferece para atrais mais clientes. Em vez disso, estará mantendo-se estagnado em seus preceitos; em sua zona de conforto.
Se for alguém minimamente atento e que perceba o potencial do mercado, tentará acrescentar, em certo ponto, melhorias em seus setores de hortifruti oferecendo produtos naturais, integrais e orgânicos. Por exemplo, observando o que tem melhor saída e ajustando ao longo do tempo a estratégia para atrair mais clientes.
Mas, caso este empreendedor tenha a perspicácia de realmente tornar os problemas do seu cliente o centro do seu negócio, ele vai buscar as nuances dos hábitos do público diretamente com essas pessoas.
Quais são exatamente as frutas, verduras, legumes e hortaliças que esse público busca? Se eles têm uma vida mais corrida, é possível oferecê-los já cortados, descascados ou prontos para o consumo imediato. Ou será que eles preferem fazer por conta própria? É possível criar um setor específico para atender aos hábitos alimentares desse público? Eu ou o meu setor de compras estamos prontos para oferecer novidades constantes? Qual melhor forma de apresentar tais produtos ao meu cliente?
Em outras palavras: quais as dores e desejos do meu público?
Fazendo esses questionamentos com constância e trazendo o cliente para o diálogo, ele estará ancorando a imagem do estabelecimento junto àquele público de maneira afetiva. E assim conseguindo atrair mais clientes.
Dessa forma, em pouco tempo, esse negócio estará sendo falado e recomendado dentro de cada uma daquelas academias e terá alcançado uma vantagem competitiva em relação a qualquer grande concorrente que não pode oferecer ao cliente a personalização que tanto deseja.
É assim que se utiliza o seu tamanho ao seu favor!
Seja mais assertivo em pesquisas com seus clientes
O ponto principal aqui é que você se atente à importância e a real necessidade de incluir as pesquisas junto ao seu público. Com isso, a partir delas criar as estratégias mais assertivas para o seu negócio, ao invés de seguir no método convencional da “tentativa e erro”.
Você pode fazer isso por conta própria, através do seu gerente ou – o que pode ser a opção mais interessante – utilizando os profissionais de balcão que tem a necessidade do contato direto com os clientes.
Pode ser através dos seus farmacêuticos, açougueiros, padeiros, vendedores, atendentes e até os seus caixas.
Seja um “navegador atento” para atrair mais clientes!
Dadas as inúmeras variáveis de nichos e segmentos de negócios existentes, é preciso que você mesmo observe as suas especificidades para determinar como isso deve ser executado em seu negócio.
Lembre-se apenas que o foco é ter uma aparência informal, mas que, por detrás, seja algo com objetivos bem definidos. Assegure que haja a catalogação dessas informações preliminarmente para que, somente depois disso, haja o tratamento esses dados para análise mensural, potencial e de aplicabilidade.
Se você é um pequeno ou médio empresário, precisa ser um “navegador atento” para aproveitar as melhores oportunidades. Busque meios de se diferenciar no mercado e conquistar o seu espaço entre tantos concorrentes. Dessa forma você conseguirá construir o seu caminho rumo ao topo.