Autoatendimento no varejo: é realmente a melhor opção para sua loja?

mão feminina em close fazendo compra com cartão de crédito no self checkout

Mais uma tendência da tecnologia permite ao cliente autonomia em suas compras com o uso do autoatendimento (Self Checkout).

O Autoatendimento (Self Checkout) funciona como um caixa em que o próprio cliente paga suas compras

Na prática, o próprio cliente digitaliza o produto a partir da leitura do código de barras, efetua o pagamento e embala a mercadoria. Hoje, podemos identificar alguns negócios de médio a grande porte investindo nesses itens.

As unidades de autoatendimento normalmente incluem:

  • Um monitor com tela sensível ao toque;
  • Um carrinho de bolsa;
  • Um leitor de código de barras/balança de pesagem;
  • Um módulo de pagamento;
  • Uma máquina de cartão de crédito.
mulher efetuando um pagamento em um terminal de autoatendimento em loja de varejo

Como funcionam as máquinas de Self Checkout

Você precisará digitalizar os códigos de barras do produto ou colocar os produtos a serem pesados, na balança, um após o outro. Depois você faz o pagamento e segue para o ensacamento, tudo sem interagir com outro funcionário.

Para finalizar as suas compras com o Self Checkout, o cliente passa os produtos, recebe a opção de pagar em dinheiro (nesse caso, a máquina recebe o dinheiro e facilita o troco), cartão, ou, dependendo da máquina, via biometria facial.

Geralmente, ela possui um dispositivo de checagem de produto, para certificar que o produto apresentado seja realmente o que está sendo levado pelo cliente. Também, alguns modelos oferecem a opção de emitir o cupom verde.

Nesse caso, o cliente baixa um aplicativo e tem acesso, digitalmente, a todos os seus cupons fiscais, uma ação que incentiva a redução do papel.

Definindo as principais funções de uma máquina de autoatendimento, nós temos em ordem cronológica dos acontecimentos: saudação, digitalização, empacotamento, pagamento e finalização.

Saudação

A primeira interação entre a máquina de autoatendimento e o cliente começa com uma saudação. Existem diferentes formas de implementar isso, mas uma tela com botão de  touchscreen é a mais popular dentre elas.

Algumas máquinas, ainda mais modernas, são multilíngues (ao menos, bilíngue). Dessa forma, um cliente que é turista, por exemplo, poderá selecionar a opção da linguagem que prefere e assim que o cliente pressiona o botão, uma voz e/ou a possibilidade de leitura das informações na tela, começa a instruí-lo sobre como escanear o primeiro item.

mulher com seu filho utilizando o terminal de autoatendimento

Digitalizando as mercadorias

A instrução principal é de que o cliente digitalize o primeiro item e depois o coloque em uma sacola. Cada produto da loja está vinculado ao sistema da máquina, de modo que os dados podem ser acessados ​​por meio da leitura do código de barras, impresso no produto.

Com o código do produto, a máquina consegue identificar e registrar o peso e o preço do produto, assim, é calculado em tempo real o valor que está na compra do cliente.

Durante essa fase, o sistema consegue identificar se o cliente está tentando enganar a loja. Caso o peso de um produto (que já está na sacola) não coincida com o escaneado, o comprador será informado sobre um erro e será solicitado a que verifique o peso do item ou digitalize mais uma vez.

Em caso de risco de vendas a menores de idade

Geralmente, um colaborador costuma supervisionar mais de uma máquina de Self Checkout com o intuito de tirar dúvidas e auxiliar o cliente.

Isso é necessário porque o sistema alerta o cliente para que o atendente confirme sua idade quando houver o escaneamento de bebidas alcoólicas ou cigarro. 

Pagamento

Quando um cliente digitaliza todos os seus itens, ele deve escolher a opção “pagar”. Normalmente, a primeira coisa que o sistema pergunta é a disponibilidade de promoções especiais ou cupons de desconto.

Logo após, o sistema solicitará uma forma de pagamento. Geralmente, existem dois tipos de máquinas de autoatendimento, no que diz respeito aos sistemas de pagamento: máquinas sem dinheiro e tipos híbridos de dinheiro e cartão.

Se um aparelho aceita dinheiro, ele possui mecanismos especiais que aceitam notas e moedas e distribuem o troco. As transações com cartão são bastante simples e diretas, basta o cliente inserir o cartão na maquininha, como já está acostumado nos caixas convencionais.

efetuando pagamento por aproximação no celular Nfc

Finalização

Apenas depois que a sua nota fiscal for impressa é que o cliente pode pegar suas sacolas. Caso a máquina seja um modelo com integração de voz, geralmente ela agradece e convida o cliente para retornar àquele estabelecimento em breve.

Em sua essência, o self checkout visa capacitar os clientes a comprar rapidamente por conta própria, criando assim uma experiência de compra mais rápida e mais sintonizada com suas preferências.

Se você deseja saber se as opções de autoatendimento podem ser adequadas para sua pequena empresa, separamos alguns tópicos que podem te auxiliar nesta decisão. Vamos dar uma olhada nos benefícios primeiro:

Benefícios do Autoatendimento

  • Redução de tempo nas filas do caixa;
  • Oferece ao consumidor mais autonomia na hora de realizar suas compras;
  • Melhora a jornada de compra;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Os checkout de autoatendimento geralmente são mais rápidos;
  • A empresa economiza custos por não precisar de tantos funcionários.

Para que público o Autoatendimento é destinado

Enquanto a geração do milênio e a geração Z geralmente se sentem mais à vontade usando caixas automáticas, a população mais velha pode não se sentir confortável em usar novas tecnologias.

Na verdade, eles podem preferir a interação humana mesmo que o processo se torne mais lento. Por isso, recomenda-se a presença de uma quantidade reduzida de colaboradores para auxiliar os clientes que optam por utilizar esta tecnologia.

Empresas no Brasil que aderiram ao Autoatendimento (Self Checkout)

Algumas empresas no Brasil já aderiram ao Self Checkout, confira a seguir:

  • C&A
  • Renner
  • Leroy
  • Wine 
  • McDonald’s
  • Burger King

Para que tipo de estabelecimento o Self Checkout é recomendado

Grandes supermercados, shoppings, restaurantes e mercearias são ideais para implantar o autoatendimento. No caso dos restaurantes, eles fornecem aos clientes um dispositivo móvel em sua mesa onde eles podem examinar o menu, informar o seu pedido e pagar.

famlia fazendo compras em supermercado feliz loja de varejo

Antes de implementar o autoatendimento em sua loja, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente:

  1. Conheça seus clientes. 
  2. Estude as faixas etárias de quem costuma frequentar o seu estabelecimento;
  3. Descubra quais são os padrões de compra dos seus clientes; 
  4. Defina estratégias a serem implementadas para incentivá-los a aderir, por exemplo: ofereça cupons de desconto caso utilize a máquina.

Não se apresse. Como acontece com qualquer implementação nova, existe um tempo para a adoção. Talvez você deva começar introduzindo um self-checkout expresso para clientes com cinco itens ou menos, mantendo o restante de suas caixas ativas.

A partir disso, monitore como os clientes reagem, as dificuldades que enfrentam e o que os impede de continuar. Com base nisso, faça as alterações/otimizações necessárias e aumente os números lentamente.

Não confie apenas no autoatendimento. Embora o objetivo pareça substituir, por completo, os humanos pelas máquinas, é melhor manter, por enquanto, alguns.

O autoatendimento pode beneficiar tanto os clientes quanto os negócios, mas as pessoas precisam de tempo para se acostumar com eles.

Os checkouts de autoatendimento funcionam muito bem se você os planejar bem. Os clientes adoram tempos de espera reduzidos e maior controle sobre sua experiência de compra.

Mas eles também não querem navegar em um sistema complexo quando estiverem com pressa.

Se você ficou interessado nessas dicas e deseja mais informações sobre como implementar inovações tecnológicas no seu estabelecimento, basta manter contato conosco através do botão de Whatsapp ao lado que o nosso time entrará em contato com você.

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